Procedimento em que se faz cortes nos ossos da tíbia e fêmur e, às vezes na patela, através de uma incisão central no joelho com finalidade de implantar uma prótese corrigindo deformidades angulares e tratamento da dor nos pacientes com osteoartrite (artrose) avançada, artrites reumáticas ou sequelas de fraturas.
Rotina do procedimento: 3 a 4 dias de internação sendo a primeira noite na UTI. Pacientes mais jovens podem ir direto para enfermaria. O procedimento de anestesia é raqui ou geral, com sedação e bloqueio anestésico periférico para alivio da dor, no término da operação. Fisioterapia inicia já no primeiro dia na UTI ou apartamento. Carga parcial com auxílio de andador 48 horas após o procedimento. Utilizamos todos os protocolos de prevenção do tromboembolismo: anticoagulante, meias de compressão e exercícios imediatos.
Nos casos de artroplastia bilateral (os dois joelhos) no mesmo ato cirúrgico, procedimento o qual temos grande experiência, utilizamos a máquina CELL SAVE de restituição sanguínea intraoperatório, retornando o sangue do(a) próprio (a) paciente visando minimizar a perda sanguínea.