A Reconstrução do Ligamento Patelo Femoral - LPF é utilizada em casos de luxação redicivante da patela e se tornou mais popular nos últimos 15 anos.
Pode ser feita isolada ou associada a outros procedimentos de realinhamento da patela.
A técnica utilizada, por nós, consiste em retirar o tendão do semitendíneo ou gracilis (retirado da parte posterior da coxa, através de uma pequena incisão abaixo da linha articular do joelho), do mesmo joelho ou do joelho contra lateral, e fixa-lo na patela com duas âncoras ou um endobutton. No fêmur, a fixação é feita com parafuso de interferência absorvível. Nos casos de crianças com placa de crescimento aberta (8 a 13 anos) não fazemos fixação óssea no fêmur e, sim, prendemos o enxerto em partes moles.
O processo de reabilitação é específico para esse tipo de patologia. Liberamos para deambular (caminhar) com apoio do membro operado utilizando muletas e imobilizador. O tempo de internação é de um dia. A anestesia utilizada é a peridural, mais bloqueio de nervo periférico (para alivio da dor ).
Como de rotina, utilizamos meia elástica compressiva para prevenção do edema, de Trombose Venosa Profunda (TVP) e facilitar a reabilitação.