O conceito de Lesão Multiligamentar do joelho é quando envolve ruptura de dois ou mais ligamentos, tais como: LCA/LCM , LCA/LCL e canto posterolateral , LCP/LCM , LCP/LCCL e canto, LCA/LCP/LCM , LCA/LCP/LCL e canto.
Muitas vezes necessita-se de bancos de tecidos (Hallo enxerto – banco de tecidos de cadáver visando transplante ) para que o cirurgião possa reconstituir todos os ligamentos. No Brasil, poucos serviços são habilitados para uso desse tipo de enxerto. O hospital H O M E é cadastrado pelo Ministério da Saúde para ser um dos centros no uso de banco de tecidos musculoesquelético: osso, cartilagem, tendões, meniscos, etc.
Ao longo desses anos adquirimos uma grande experiência em fazer Reconstrução Multiligamentar no mesmo tempo operatório utilizando os autos enxertos (do próprio paciente). Eles são colhidos tanto do membro lesionado quanto do joelho contralateral. Temos tido bons resultados.
O tempo de internação e o processo de anestesia são os mesmos de uma reconstrução de um só ligamento, porém o protocolo de reabilitação é mais lento.